Notícia publicada em 19/12/2018
 
Condução dos processos de licitação da UNESCO a partir de 1º de janeiro de 2019

 

Prezados Parceiros,

Em 2016, a UNESCO decidiu integrar a JOF (Joint Operations Facility), um mecanismo piloto do processo de Reforma da ONU para o estabelecimento de operações conjuntas.

A partir de 2019, o modelo de gestão da JOF será revisado. Consequentemente, a UNESCO decidiu, temporariamente, alterar seu status de agência implementadora para observadora para, assim, melhor avaliar as novas diretrizes da Reforma que serão publicadas em 2019. Qualquer novo desdobramento será comunicado a partir do segundo semestre do mesmo ano.

Portanto, a partir de 1º de janeiro de 2019, os novos processos de licitação dos projetos implementados com a UNESCO serão conduzidos pela equipe de Licitações e Contratos da UNESCO. Em termos operacionais, essa decisão se traduz no seguinte impacto:

  • Os especialistas de compras que atuarão nos processos serão funcionários da UNESCO, e não mais da JOF. Todos os demais aspectos operacionais e a interlocução direta com os seus respectivos Oficiais de Projeto permanecem inalterados. Isso quer dizer que a UNESCO terá pleno acesso e utilizará o portal, os formulários de avaliação, as regras e os demais formatos criados e/ou decididos em conjunto com a JOF.

 

Os processos de licitação iniciados em 2018 e que ainda estão em curso serão finalizados pela equipe da JOF, com o devido acompanhamento das equipes da UNESCO.

Como acontece todos os anos, nos próximos dias, os Oficiais de Projeto trabalharão com a Coordenação dos seus respectivos projetos para planejar as licitações previstas para o primeiro semestre de 2019. Assim, solicitamos a colaboração de todos nesse exercício de planejamento.

O Setor de Finanças, Licitações e Contatos da UNESCO (glicitacao@unesco.org.br), por intermédio do seu Oficial de Projetos, está à disposição da Coordenação do Projeto para os esclarecimentos que forem necessários.

 


voltar